quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sintese sobre projetos de trabalho na educação! Por Dalila Guths

PROJETOS PEDAGÓGICOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

O projeto pedagógicos no contexto educacional é um método que está vinculado ao planejamento e ele liga-se ao conhecimento globalizado e relacional. A modalidade –projeto, é um meio de organizar as atividades de ensino e aprendizagem na escola.(HERNÁNDEZ e VENTURA, 1998)
Para Hernández e Ventura (1998) “Um projeto pode organizar-se segundo um determinado eixo: a definição de um conceito, um problema geral ou particular, um conjunto de perguntas inter-relacionadas, uma temática que valha a pena ser tratada por si mesma.” (p.51)
O trabalho através de projetos é uma forma de facilitar o estudo e a sua respectiva compreensão, pois através de um tema gerador pode-se desenvolver as mais diversas habilidades, nas mais variadas áreas do conhecimento.
Utilizar projetos de trabalho no âmbito escolar concretiza-se numa forma de organizar a atividade de ensino e aprendizagem nas escolas (Op. Cit.). O sentido deste trabalho é o de desenvolver o conhecimento através do vínculo de diferentes informações –facilitando a compreensão e o estudo através de determinados temas.
As práticas que são desenvolvidas através dos projetos de trabalho, é uma das melhores maneira de envolver varias instâncias, pois pode-se buscar participação de alunos, professores e da própria comunidade.


Os projetos levam em conta o que acontece fora dos limites da escola, em termos de transformações sociais e saberes socialmente construídos, a grande produção de informação que caracteriza a sociedade atual e, também, o aprender a dialogar de forma crítica com todos esses fenômenos (HERNÁNDEZ, 1998, p. 61).


Os projetos de trabalho é uma maneira de fazer com que os alunos aprendam de uma maneira mais dinâmica, e não só por meio de conceitos já prontos. È uma forma de construir coletivamente com o auxilio de um professor sempre e tornar a aprendizagem significativa. Aprendizagem significativa é aquela em que o aluno consegue estabelecer vínculos entre seus conhecimentos prévios e os novos conteúdos em construção. (COLL, 1998, p. 27).
“A função principal de um projeto é possibilitar aos alunos o desenvolvimento de estratégias globalizadoras de organização dos conhecimentos escolares, mediante o tratamento da informação” (HERNÁNDEZ e VENTURA, 1998, p.89).
Os conteúdos passam a ser meios para ampliar a formação dos alunos, tornando-os além de tudo sujeitos críticos e envolvidos em atividades diferenciadas.


A perspectiva de globalização que se adota na escola, e que se reflete nos Projetos de trabalho, trata de ensinar o aluno a aprender, a encontrar o nexo, a estrutura, o problema que vincula a informação e que permite aprender.( HERNÁNDEZ e VENTURA, 1998, p.66)


É importante frisar que para o desenvolvimento e construção de um Projeto existem alguns aspectos relevantes e fundamentais que devem ser levados em conta para a concretização e organização deste tipo de trabalho.
Para Hernández (1998) “ o ponto de partida é a escolha do tema que irá variar em cada nível e etapa da escolaridade, após vem a atividade do docente e para esta uma série de hipóteses são estabelecidas e questionadas com o por exemplo, especificar o fio condutor, buscar materiais, estudar, preparar o tema, etc.


[...]Partindo da perspectiva geral de toda escola, os Projetos geram um alto grau de autoconsciência e de significatividade nos alunos com respeito à sua própria aprendizagem, ainda que, num determinado período ou série, possam estar desenvolvendo Projetos de uma forma menos intensa. Essa variedade, como dissemos, é um elemento de contraste e dinamiza a discussão psicopedagógica no centro, ainda que, em algumas ocasiões, também sirva de freio ou de forma de pressão de alunos docentes sobre outros[...]. (Op. Cit., 1998, p.72)


Seguindo nos aspectos de construção de um projeto Hernández (1998) aponta a atividade dos alunos; a busca de fontes de informação; um índice como estratégia para ver o que foi aprendido pelos alunos e por fim uma síntese dos aspectos abordados no Projeto.
A síntese é algo fundamental em um Projeto, pois é através dela que serão percebidos qual foi o grau de aprendizagem dos alunos por meio deste tipo de trabalho, ou seja, é uma forma de avaliação de tudo que foi desenvolvido o de que maneira se deu, com aprendizagem significativa ou não.

Referências Bibliográficas:
COLL, C. O Construtivismo na Sala de Aula. São Paulo: Ática, 1998.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto alegre: ArtMed, 1998.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por
projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio
. Porto Alegre: Artes Médicas. 1998.

3 comentários:

  1. Colega, trabalho com projetos e vejo essa prática uma forma pedagógica ativa, criativa e dinâmica, porém exige paciência e dedicação do docente.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dalila, durante algum tempo tive dificuldade em desenvolver projetos, mas hoje em dia não consigo ver uma aula correndo em ritmo de apenas plano de aula. Vejo atualmente o projeto como a fomra mais eficaz para desenvolvimento pedagógico.
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Oi Dalila,a cada dia fico mais convêncida que trabalhar com projetos possibilita a todos os envolvidos uma aula dinâmica cheia de descobertas possibilitando automaticamente o processo ensino e aprendizagem.
    Os teus vídeos mostram toda a tua sensibilidade.
    Um beijo

    ResponderExcluir