terça-feira, 18 de outubro de 2011

Os Diferentes Sons

OS DIFERENTES SONS
Relato: Aqui apresento apenas uma das partes do projeto que foi trabalhar o som do Avião. Nesta parte aparecerão de modo sucinto algumas idéias do que pode ser desenvolvido com esta temática.

Tema gerador:
Os sons

Tema da semana: os sons dos meios de transporte – Avião

Duração do projeto foi de aproximadamente um mês onde trabalhamos todos os tipos de sons, sendo que as atividades eram desenvolvidas pelo menos 2 vezes na semana.

Turma:
Maternal II

Professora:
Dalila da Rocha Guths

Objetivo do projeto:
Trabalhar os diferentes sons que podemos perceber em nosso dia –a –dia.

Objetivos específicos:
• Valorizar as diferentes linguagens – oral, visual, artística;
• Trabalhar a coordenação motora ampla e fina;
• Participar de atividades que envolvam jogos, canções, histórias, brincadeiras;
• Identificar através dos sons quem produz aquele barulho – (Será utilizado um CD com diferentes gravações de sons como por exemplo, carro, moto, trem, avião...)
• Trabalhar quem foi Santos Dumont e o que ele inventou.

Desenvolvimento:
Será apresentado para os alunos os diferentes sons dos meios de transporte e pedir-se-a para eles identificarem qual dos sons representa o avião.
Faremos uma brincadeira de imitar um avião com os braços, fazendo o som com a boca e se deslocando pelo ambiente sem cair (trabalhando assim a coordenação motora)
Após será contado para os alunos a história de Santos Dumont – de maneira bem lúdica será explicado para eles que Santos Dumont foi o inventor do avião, o nome do primeiro avião dele chama-se 14 Bis. Santos Dumont adorava seu chapéu e estava sempre acompanhado deste. Apresentada a História de Santos Dumont, é interessante questionar os alunos de quem mesmo que inventou o avião? Como se chamava este avião? E o avião voa ou anda nas estradas, nas ruas como outros meios de transporte?. Ao longo dos questionamentos outros podem surgir!

Sugestão de Atividade: Que tal usar o chapéu igual ao de Santos Dumont?
Para finalizar a professora terá as fotos dos alunos (pode já pedir antes para os pais, ou quando possível fotografar cada aluno focando mais a parte dos ombros para cima e imprimir) e também disponibilizará um chapéu impresso para cada aluno(chapéu igual ao de Santos Dumont ).
Cada criança confeccionará seu chapéu como quiser, serão disponibilizados lápis de cor, giz de cera e cola colorida. Após com o auxilio da professora os alunos irão colar o chapéu de Santos Dumont em sua foto, de maneira bem descontraída a professora vai perguntando de quem é mesmo esse chapéu que estamos utilizando? Todos já estão com o chapéu? O que acharam?.
Após todos os alunos terem feito seu trabalho, em um grande grupo será feito o cartaz coletivo com todas as fotos, este cartaz ficará disponível na escola para ser apreciado pelas pessoas.

Avaliação:

A avaliação será continua, através da observação diária da criança, seu desempenho nas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse, assimilação e aprendizagem.

Considerações Finais:
O trabalho ficou excelente e os alunos realmente de uma maneira simples aprenderam inclusive quem é Santos Dumont e eles não esquecem respondem tudo direitinho. Não postei fotos do trabalho, pois não peguei autorização com os pais, mas valeu muito a pena a proposta.
A instituição na qual estou vinculada trabalha com a Editora Positivo, então são trazidas idéias do que trabalhar.
Baseados nestas sugestões da Positivo vou sempre criando e recriando meus projetos.